logo-novo-margarida-bugarim

A caminho de um mundo mais verde!

Como empresa atenta e preocupada com as alterações abruptas do mundo, o atelier Margarida Bugarim Interiores, considera que nos dias de hoje, o bom design e a sustentabilidade devem andar de mãos dadas e bem dadas.

Desde há algum tempo que assumimos o compromisso de continuar a fazer o nosso trabalho na área dos interiores, criar ambientes de qualidade, fazer projetos de reabilitação, arquitetura e decoração rigorosos mas cada vez mais atentos e com maior responsabilidade do nosso impacto no ambiente. Queremos incorporar uma mentalidade mais VERDE quer nos nossos trabalhos quer no dia a dia do nosso atelier e que os conceitos reduzir, reutilizar e reciclar ganhem cada vez mais preponderância nas nossas vidas.

Hoje as preferências das nossas escolhas vão para materiais reciclados e principalmente recicláveis. Produtos naturais e com processos de fabrico artesanais são a nossa propensão e cada vez valorizamos mais materiais duradouros e intemporais que nos acompanhem ao longo da vida pois o descartável leva a grande desperdício. Continuamos a valorizar, por isso mesmo, a personalização e customização de peças para os nossos projetos com a certeza que o cliente fará uma compra consciente em qualidade e durabilidade e dificilmente quererá desfazer-se das peças que tem, com a vantagem de que surgindo algum problema há sempre a possibilidade de conserto ou transformação. O recurso a artesãos portugueses é uma constante realidade nos nossos trabalhos não só pelas qualidades e know-how inigualáveis dos mestres mas também porque nos garantem a utilização de mao-de obra nacional e um menor impacto com os custos de transporte.

Os ambientes que criamos pautam-se por um estilo eclético, considerando que peças de varias épocas e influencias são sempre uma mais valia enriquecedora de qualquer decoração. Esta é uma atitude e uma visão natural que, no entanto, ajuda ao reaproveitamento e utilização de peças de arte e antiguidades tornando os projetos mais vividos com mais alma sem prejudicar o meio ambiente.

Os papeis de parede e tecidos decorativos tem evoluído muito nos seus processos de fabrico e atualmente já há varias marcas que se preocupam com o ambiente e integram nos seus produtos fibras recicladas não descurando o design e o aspeto final agradável. São por isso, cada vez mais a aposta do atelier.

Como exemplo, poderemos também dizer que fomos pioneiras na utilização de iluminação led nas suas mais diferentes utilizações como forma de reduzir o consumo energético mesmo perante o ceticismo de alguns clientes que ainda não conheciam a tecnologia.

Na área da arquitetura são cada vez mais os aspetos por nós considerados para uma construção mais sustentável através do uso racional dos recursos naturais, o emprego de técnicas e materiais que possibilitem a redução do consumo energético e hidráulico e a utilização de técnicas capazes de manter a boa qualidade do ar e o conforto térmico-acústico dos ambientes com recurso a energias renováveis.

Para que tudo isto fosse possível, restruturamos alguns setores do atelier, afastámo-nos de algumas empresas que não cumpriam requisitos que considerávamos prioritários, planeámos, investigámos, fizemos workshops e estamos muito contentes com o que temos conseguido fazer no sentido de melhorar a nossa pegada. Esta não é ainda uma tarefa fácil mas é um começo no qual estamos muito empenhados…sabemos que há cada vez mais fornecedores da área do design de interiores a tomar medidas nesse sentido aos quais nos temos juntado e ajudado a fortalecer este propósito. É um facto, que para esse impacto ser real deverá haver um diálogo conjunto e sério no sector da indústria a nível mundial mas se cada um fizer a sua parte dando pequenos passos com sentido de dever e responsabilidade sabemos que estamos a seguir o rumo para um mundo melhor e isso deixa-nos muito orgulhosos! Caminhamos para um dia nos orgulharmos de ser ecologicamente mais corretos, economicamente viáveis, socialmente justos e culturalmente diversos!

 

 
 

Margarida Bugarim

Arquitecta de Interiores