Como um projeto de decoração de interiores pode mudar a sua vida?

Começando pelo conceito, um projeto de interiores é um conjunto de desenhos e textos descritivos elaborados por um profissional para executar espaços interiores, bem dimensionados e funcionais. O profissional de interiores, segundo a definição geral é alguém que idealiza, projeta e concretiza um espaço com um elevado grau de qualidade e diferenciação de forma a que se garantam os três elementos base de um projeto que são: a funcionalidade, a estética e o conforto. Para mim, o conceito vai um pouco mais além, e considero que é fundamental não só a criatividade do profissional como também a capacidade de inovar. Mas sem dúvida, a grande mais-valia deste trabalho reside na habilidade e na competência que o designer de interiores tem para interpretar e fazer refletir nos projetos o modo de vida dos seus clientes, a sua historia e a sua forma de estar e de querer viver a casa. E isto sim é o que distingue verdadeiramente os profissionais!


Os nossos projetos de decoração de interiores iniciam-se invariavelmente com uma reunião preliminar onde conhecemos o cliente e o projeto. Um primeiro passo. Um passo que à primeira vista pode ser um mero encontro para troca de impressões mas é início de uma parceria onde a sintonia, a confiança e a transparência são os pilares essenciais para uma relação próxima e conciliada. Gosto sempre de receber os clientes no meu atelier, no meu mundo. Um espaço acolhedor onde se pode respirar um ambiente de azafama com peças e tecidos muitas vezes sem ordem e amontoados mas que refletem o espirito do trabalho que executamos e onde está um pouco de mim. Nesta reunião é imprescindível que haja empatia entre ambas as partes e que eu entenda o cliente e o que ele pretende verdadeiramente para poder dar forma a uma casa que espelhe a sua personalidade.

Logo que o projeto chega às nossas mãos é como se entrasse num verdadeiro laboratório de ideias. Para o estudo e avaliação rigorosa da planta, riscos e mais riscos, desenhos e rabiscos e um infindável número de tentativas e soluções são efetuadas. O layout ideal está definido quando organizarmos o mobiliário e os objectos no espaço de forma harmoniosa, respeitando as funcionalidades e necessidades do cliente .

Neste trabalho a equipa tem que estar ciente de todos os elementos em causa: necessidades do cliente, conforto, funcionalidade, ergonomia, especificações dos materiais e revestimentos a utilizar, garantir que as escolhas favorecerão a rotina, a acessibilidade e o funcionamento do espaço, bem como assegurar que as escolhas são as ideais.

Começa finalmente o momento mais divertido em que começamos a vestir e adornar os espaços com as cores, as peças e os materiais! A criatividade ganha asas e é levada ao infinito. Surgem as paletas cromáticas em todas as suas nuances. Os catálogos e amostras de revestimentos de parede infindáveis inundam as nossas secretarias, os tecidos avolumam-se em montes até quase ao teto e os acabamentos de materiais e os catálogos de peças sobrepõem-se às outras pilhas construindo um verdadeiro caos criativo! Rapidamente surge um esboço colorido, o inicio que começa a florir com estrutura e peças definidas. Uma e outra divisão começam a ganhar uma nova vida e a sua futura casa já tem um espaço próprio! Eis então o grande dia… a apresentação ao cliente dos desenhos, plantas, alçados e 3D com todas as amostras físicas que o ilustram. É o desvendar do produto da nossa criação. As emoções fervilham. Um misto de surpresa e entusiasmo inundam a sala de reuniões…tudo é explicado para que não hajam dúvidas de como o projeto foi pensado e é o momento para acertar pormenores e pedir a decisão ao cliente para alguns detalhes que teriam varias soluções possíveis. É usual que algumas das soluções encontradas por nós sejam de tal forma inesperadas que o cliente comece por recear mas depois interioriza e percebe que aí reside a nossa mais-valia e diferença.

É a vez da orçamentação e aprovação por parte do cliente de todos os materiais e peças propostas avançando para a execução do projeto.

O momento mais aguardado é obviamente quando a ideia passa do papel para a realidade. É o início da encenação! Tal como num palco, nos espaços vazios começam a entrar volumes uns atras dos outros. Desembrulham-se sofás, aplica-se revestimentos nas paredes, montam-se móveis, abrem-se tapetes, colocam-se candeeiros, penduram-se cortinas. As cores, as texturas, os materiais são agora sentidos na sua plenitude e pequenas peças são distribuídas sobre as mesas de forma particular. Os arranjos de flores são ultimados, as velas acendem-se, as cortinas e almofadas levam um toque final e o nosso coração palpita para receber os donos desta nova casa. A experiencia e o savoir-faire fazem toda a diferença na decoração de interiores! Um antes e depois surpreendente que supera as expetativas. Uma casa única, adaptada às suas vivências porque para cada estilo de vida damos uma assinatura diferente!


Margarida Bugarim

Arquitecta de Interiores