Escritórios do pós pandemia, uma nova realidade

Sabia que um bom projeto de interiores pode influenciar a produtividade?


Já não é novidade que a pandemia fez com que a forma de trabalhar mudasse para sempre. O lockdown obrigou a criar em casa zonas de trabalho permanente provando não só que a capacidade de improviso e a adaptação do ser humano era gigante como também demonstrou que o conforto, a eficiência e o desempenho dos trabalhadores que se mantiveram em teletrabalho aumentou exponencialmente.

Mesmo depois de entrarmos na normalidade esta prática foi ganhando espaço e assistimos a uma descentralização do escritório nas instalações próprias e o trabalho começa a ser encarado como uma atividade mais movimentada e hibrida. Obviamente que nem todas as empresas passaram por estes processos mas há uma nova realidade que paira no ar. Não há dúvidas de que o futuro passa por uma mudança na forma do trabalho e do funcionamento das equipas estando já na realidade de um teletrabalho sem barreiras e sem fronteiras.

Um investigador do mercado imobiliário confirma que hoje apenas um terço dos profissionais vai ao escritório realizar tarefas que exigem alta concentração.

Nesta âmbito, há um problema obvio para as empresas que querem a presença constante dos seus funcionários e manter ativos os seus espaços físicos. Para fazer face a esta questão, ajudar a planear e projetar ao pormenor os novos espaços, os empresários recorrem aos serviços dos designers e arquitetos de interiores como especialistas na transformação e organização dos ambientes de forma a dar-lhes novas funcionalidades, priorizar o conforto evidenciando a sua estética.

É neste contexto que o nosso atelier tem sido chamado a intervir e a desenvolver um trabalho conjunto com as empresas projetando os escritórios mais adequados às novas dinâmicas.

De um modo geral, o nosso foco e ponto de partida é a conecção com o outro. A importância da humanização do escritório como forma de inspiração e de capacitação para um trabalho coletivo transformador. 

O nosso trabalho e o nosso contributo é sempre no sentido de transformar o escritório num espaço mais acolhedor e cativante que consiga atrair os seus funcionários. Através de técnicas e jogos de luz, cores e texturas os nossos projetos de interiores para escritórios traduzem ambientes que permitam estimular a motivação dos colaboradores e consequentemente aumentar a produtividade em geral.

Da mesma forma, e sabendo que os ambientes confortáveis, calmos e acolhedores suscitam um humor favorável ao bem estar estamos sempre focados em trazer para os escritórios elementos que estimulem a partilha de ideias, a capacidade criativa, a inspiração, a inovação.

A iluminação é um dos aspetos a ter em consideração ao executar um projeto de interiores para os modernos escritórios pois ela ajuda-nos a criar ambientes com diferentes efeitos cénicos. Basta, por exemplo, usar luz fria ou quente, luz difusa ou direta em diferentes elementos decorativos para mudarmos completamente a envolvência.

A iluminação quente que encoraja a criatividade e a concentração, nas ideias inovadoras é por nós muito utilizada e de acordo com a atividade assim regulamos a sua intensidade ou incidência. Podemos ainda controla-la remotamente, de acordo com a área, numero de pessoas especifica ou tarefa determinada.

Todos estes fatores que parecem pormenores são fundamentais ao executar um projeto de interiores para um escritório pois influenciam os comportamentos e ajudam a seduzir os funcionários.

A preocupação pelo ecológico é outro dos aspetos importantes e que sempre tenho em mente na hora de criar um projeto de interiores para um espaço de trabalho e ao pensar na sua decoração pois é um tema necessário e que nos transporta ao mundo do natural. Trazer a natureza para junto de nós é transformador e uma ótima forma de repor a energia no escritório. Adoro plantas e projetar escritórios verdes com árvores ou jardins verticais é um privilégio pois conseguimos criar ambientes mais tranquilos, com energia positiva, sensação de vigor e boa disposição aos colaboradores.

Sou constantemente motivada pelo pensamento de que respirar o ar renovado pelas plantas faz aumentar os glóbulos brancos que combatem infeções e doenças para além de que os aromas das flores e plantas têm a capacidade de estimular o nosso organismo. É tão benéfico o convívio com as plantas que não há como não as usar e integrar nos projetos de arquitetura e decoração de interiores que projetamos.

É como que um dever dos profissionais de arquitetura e de design de interiores manter o equilíbrio entre estes dois mundos e fazer a ponte para nos ajudar a compreender e a “amar” tudo o que é vivo.

Para além de todos estes elementos que convivem no mundo psicológico ou que são influenciadores do espaço, é importante pensar que os escritórios de hoje têm também que priorizar as novas tecnologias. Costumo dizer que os escritórios de hoje devem ser locais altamente tecnológicos para fazer face às novas exigências, mas também devem ser altamente humanizados de modo a serem mais acolhedores, seguros e partilháveis entre colegas.

Como atelier de arquitetura e design de interiores, equipamos os espaços que projetamos com a mais alta tecnologia para fazer face às novas exigências e permitir uma experiência interativa. Um escritório moderno que quer atrair o seu pessoal tem que ser fundamentalmente um escritório inteligente com tecnologia de ponta que permita realizar reuniões à distancia e adaptável a diferentes públicos onde quer que se encontrem por  essa razão os nossos projetos de interiores para escritórios são sempre com foco nesse aspeto.

 

O ruido é outro elemento a ter em conta na hora de pensar nos projetos de interiores dos novos escritórios até porque é das principais motivos para as organizações empresariais nos chamarem para projetarmos os interiores dos espaços de trabalho. Uma conceção de design acústica bem pensada, embora invisível aos olhos pode melhorar exponencialmente a experiência do utilizador conduzindo a funcionários mais saudáveis, empenhados e com elevado desempenho.

O nosso atelier de interiores desenvolve um trabalho cuidado de analise das tendências da perturbação do ruido, como ele viaja no espaço e o coeficiente de absorção para seguidamente podermos trabalhar os métodos e as ferramentas necessárias para conseguir bloquear ou reduzir a perturbação sonora.

Nos nossos projetos de interiores e decoração para escritórios, recorremos com frequência à utilização de mobiliário modular, imprescindível ao trabalho flexível e adaptável a mudanças de tarefas e número de pessoas. Quando necessário, também desenhamos e fornecemos determinados equipamentos para melhor se integrarem no espaço e sempre de acordo com todas as regras de segurança no trabalho.

É assim que revolucionamos os espaços de trabalho que nos são confiados. Reinventamos os escritórios modernos, assegurando que as pessoas se sintam bem e queiram voltar. Com áreas arejadas, com boa luz e objetos decorativos que impactam diretamente no humor das pessoas proporcionamos ambientes mais saudáveis, acolhedores, divertidos e interativos. Orgulhamo-nos de criar projetos de interiores para escritórios humanizados, onde a socialização é feita de forma aprazível e feliz com uma estética viva, dinâmica em constante transformação.

 

Margarida Bugarim

Arquiteta de Interiores