REABILITAÇÃO E AMPLIAÇÃO DE PRÉDIO E CONVERSÃO EM MORADIA UNIFAMILIAR

Respeito e preservação do antigo e uma abordagem aos dias de hoje foi a premissa que serviu de ponto de partida para o atelier Margarida Bugarim desenvolver o projeto de arquitetura de interiores e decoração deste edificio. Os proprietários são apaixonados por Lisboa e pela sua arquitetura e para eles era determinante viver num local que mantivesse uma forte ligação com o passado  e que tivesse um espaço exterior desafogado que lhes desse a sensação de natureza dentro de casa. A ideia do que pretendiam era clara mas a equipa de Margarida Bugarim, deu uma volta importante para chegar ao desenho final de forma surpreendente.

A reorganização espacial desta reabilitação foi trabalhada com muito cuidado de forma a permitir uma vivencia com as  comodidades e funcionalidades  próprias dos dias de hoje. As zonas privadas ficaram restritas aos andares superiores sendo o piso térreo destinado a área social onde a cozinha, a sala de jantar e a sala de estar ficaram interligadas de forma ampla e desafogada. Outro ponto importante, foi a criação de um espaço de convivência e de refeições no exterior precedido de um jardim de inverno envidraçado ao longo de toda a fachada traseira o que permitiu maximizar a quantidade de luz natural a entrar pela casa.

Com a intenção de preservar o carácter do edifício, o projeto de arquitetura de interiores e decoração  foi executado de forma a manter todos os elementos arquitetónicos de época existentes no seu interior e foram adquiridos algumas peças antigas, bem como foram escolhidos materiais usados na década de edificação do prédio para recriar um ambiente mais autêntico. As cores mais fortes e modernas utilizadas em nuances nas paredes e nos azulejos das casas de banho e cozinha e a forma original como alguns materiais de época foram usados na arquitetura e na decoração fazem a justaposição entre o passado e o presente e dão o toque de modernidade que torna este edifício tão particular.

 

Margarida Bugarim

Arquitecta de Interiores